domingo, 3 de agosto de 2014

[Bastidores ] Capítulo. I Parceiras - As costureiras

Meu povo  minha pova!
tudo jóia e favoritão ai? - Q

Iniciando Tags novas.
Tem uma  Coisa que sempre quis falar aqui tava com  uma preguiça mórbida de Postar, mas deu na telha então  vum-bora!

A "tag" Bastidores -é uma coisa que nós  que fazemos cosplay temos conosco:   pré-concepção do cosplay e processo pra chegar no resultado final - cosplay - Evento e Diversão =D

Hoje vou falar sobre a elaboração de cosplay. Neste post  vou  focar principalmente na aquelas que me dão o suporte pré concepção  de um cosplay - costureiras, Claro!
Alem da pesquisa,  de ver a série, conhecer personagem, escolher versão que fará (caso tenha mais de  uma - por exemplo Erza-Fairy Tail) e adquirir material de referencia ,e tudo o mais do precedimento no inicio do projeto cosplay , julgo que  nada melhor voce contar com esse suporte  valiosíssimo - uma boa costureira, que pode te indicar - desde o tecido a comprar pro cosplay - até melhor forma de fazer  a roupa - e claro- a costura - propriamente dita né.

E hoje vou fala um pouco da minha -  na verdade, Minhas amigas Costureiras =D e como iniciamos nossos negócios =P

Cinderela tinha uma fada madrinha! e Eu  tenho também XD

Né não  uma mas conheço 4 fadas! *_*
 este post pretende  homenagear essas pessoas maravilhosas ♥

A primeira delas  - Minha Mãe - Joana 
 Minha mãe sempre costurou roupas pra casa - seja consertos de roupas -o que sempre foi meu caso, a roupas completas mesmo.
 desde criança uso coisas que ela faz na maquina - boa e velha Elgin zigzague - nada mais que isso.
E quando decidir fazer cosplay - só tinha um cosplay em mente q queria fazer - o chrno. E lógico que  foi pra ela que pedi! ele ficou preocupada com corte do sobretudo - pontas e uma especie de capelete  saindo da gola. Mas topou ^^


Primeira vez que usei o chrno (2009) e Ultima vez que usei o Chrno (2011)

Ela que entendi mais de tecidos que eu  foi comigo escolher os tecidos - pra roupa do Chrno  usamos microfibra  -e  o algodão branco - foi um retalho que ela ganhou de uma colega do trabalho.
Acompanhei o passo-a-passo da costura da minha mae. Ela sempre pegava mais as costuras aos fins de semana porque também trabalha fora.  Começamos mais ou menos no mes de Abril do ano 2009 - o chrno para que pudesse ficar pronto pra Julho. a Estreia foi no Anime Friends - dia 19 - um domingo , o domingo do show do Kagrra, ♥
Outros cosplays que ela fez pra mim  foi o Ed - fullmetal , e Meiling - do que eu também ajudei  a pregar  os viés dourados.
 
Atualmente ela me ajuda na costuras - sempre que tenho duvida - pergunto a ela e ela vai senta  a maquina comigo / ou me ajuda no corte. Minha mãe adora trabalhos manuais e também faz crochet e borda ponto cruz/ cheio/ rococó. e ela tem sempre vontade aprender mais coisas - o problema é tempo - ela trabalha fora.

Mãos de fada de Zefinha 
Prova - primeiro cosplay que fiz com Zefa
Eu ao continuar com cosplays e  vendo que minha mãe  não tinha muito tempo hábil , eu tive que  buscar outras costureiras que pudessem  me auxiliar com isso.
a Zefa foi uma indicação muito acertada - que uma professora com quem trabalhei  me fez!
E meu primeiro cosplay que fiz com ela foi a Anthy - shoujo kakumei utena. ela fez um trabalho  otimo com costura e me surpreendi poque ela não cobrava muito caro!
Reformulando Chrno - primeira prova  do sobretudo
Zefinha fazendo fundo -
Isso tem mais de um ano já - o atelier já até  ficou pronto 
Este foi um cosplay que eu comprei os tecidos. e como ainda to aprendendo a desenvolver isso - confesso que  não foram minhas escolhas mais acertadas - mas  tudo bem! o cosplay ficou bom *_*. e tivesse conhecido ela antes - com certeza teria pedido dicas -e então  saberia  oque fazer.
ela hj tem  na casa dela o atelier - montadinho  - Atelier Josephine. Ela trabalha com alta costura, roupa de gala, sociais,  consertos, -faz de tudo! Cosplay- ela topa qualquer parada! MAS sempre com aquela - tem que ter referencia ,claro.
Ela tem muitos clientes e por isso  eu  sempre tenho que encomendar com antecedência se quero que para evento X ou bolinha.
A zefa também tem feito pra mim peças Lolita *O* perto da minha casa  sempre que posso encomendo peças com ela. levo  referencias ela em diz o que precisa e  quantidade *_*
E o trabalho dela é top.
Cosplays que fiz com ela  além da Anthy , Erza (roupa), Kyoko sakura (não100% mas ela quem fez), Alois Trancy,Nova roupa do chrno (que não postei ainda porque ainda estou desenvolvendo esse projeto - já faz mais de um ano =_=), e peças lolita, Saias e blusas,bloomer, e o unico outfit Ouji completo que possuo. Meru namorado também já encomendou coisas com ela.

 


 Foto do Alois - Por Shini (Eddie) e Kyoko-  por Sam (César) 

 Peças lolita (algumas apenas) e Ouji
 

 Eu que  fiz o desenho desse outfit. cortou e costurou tudo em 2 dias! O_o
E o laço que aparece na peruca eu  fiz- eu comento dele abaixo.

Também já a indiquei pra amigos meus! que também fizeram seus cosplays com ela - um trabalho muito digno!
Trabalho da Zefinha ♥  foto por Rafael /Tania  

Atualmente tenho mais itens na mão dela ,  umas peças pra dois cosplay novos (em processo - conto em breve sobre eles) , e um cosplay completo, mas tenho muito mais coisas pra fazer - lolita inclusive. gostaria de poder fazer todos os coplays na proporção que adquiro peças de inicio - acho que teria uma gama muito maior que possuo hoje ( 8 finalizados- e alguns passando por  reformulações)
Ainda não encomendei com ela  de lolita - JSK , Blazeres Casacos e vestidos - mas tá na lista! e tenho uma serie de outros cosplays - minha listas são enormes!!! O__O


A vasta Experiência da D.Alzira
Dona Alzira é costureira de amigos meus! avó de um  conhecido! e já fez trabalhos pra muita gente que conheço aqui na cidade que é do ramo cosplay.
Foto ProjetoCosplay/OtakuBrazil - Jeandro Barbosa no CAF 2013
Renata (Arwin), E Iuri (Elrond) -  Trabalho incrivel da Alzira ♥
 Eles me indicaram então fui conferir pessoalmente.
ela costura belissimamente bem!
Eu fiz dois projetos cosplay com ela- um meu  e o outro do Sam (César - meu namo!♥)
Foram cosplay  simples mas no nivel de acabamento dela é tão perfeito - que são peças que tenho muuuuito orgulho em ter *_*
Honey Senpai - Trabalho da D. Alzira ♥
Meu Sam  - de Ash - Pokémon a camisa
  também foi Dona Alzira

Eu só fiz um trabalho com ela , já que meus amigos  sempre encomendavam com ela então - preferi não sobrecarrega-la é uma senhorinha de idade muito simpatica. mas trabalha sozinha tem outras atribuições também.
E recentemente soube que saúde dela está um pouco debilitada! o que é uma pena pois isso impede de  pegar trabalhos de costura.


Lições de costura com Dona Neide
 Bom como minha mãe sempre costurou pra mim , eu achava isso um máximo! e logico queria fazer também.
Isso se agravou esse depois que comecei a fazer cosplay 2009. E Depois que terminei a  faculdade de turismo falei que  ia seguir um sonho que tenho desde criança aprender a costurar - como minha mãe fazia. e por isso em 2012 entrei no curso de corte e costura - de lá pra cá aprendi muita coisa com Dona Neide minha professora - mas confesso que devido a nova faculdade- Artes visuais  não pude concluir o modulo 1 do curso.
Vestido que fiz no curso pra mim ♥
Sem mangas- de cava, o decote quadrado e saia Ampla 
queria muito continuar mas meus horarios não batem - acredito que vou ter  terminar a faculdade pra dar continuidade.
A Dona Neide não chegou a costurar pra mim! ela dá aulas e pega consertos somente. Mas graças a ela eu aprendi muito sobre estrutura basicas de costura -e  me tornei mais confiante - pra tentar eu mesma costurar minhas próprias peças. cheguei a costurar até pra minha mãe, e consertos pro meu namorado! enquanto fazia aula - e cara vc percebe o quanto é dificil porque a anatomias das pessoas é muito variada.
Aprender esses paranauês - como diria a Di lua -  é coisa mais magica do mundo ( um trampo do caramba -mas é lindo!)
Em curso  inclusive fiz alguns modelos de peças que se encaixam pra cosplay - fiz com essa intenção de ensaiar futuras peças!
Deu muito certo! e confesso morro de saudade de voltar e fazer o curso *_*

 5ª Fada? - Primeiro passos meus ♥

No topico acima falei do meu aprendizado  em costura.
desde então algumas coisa no meu cosplay -se me sinto segura em fazer eu faço.
 ou algum item em lolita.
Laço que Fiz pra Cosplay
E  uso em Lolita tbem ♥
em geral peças pequenas -acessórios como bows - em presílhas, e saias.
Meu tempo infelizmente é escasso - eu eu demoro bastante, eu erro coisas, vira e mexe peço  socorro pra mina mae pra minha professora, dicas pra zefa mas aos poucos vou conseguindo.
Camisa que to fazendo - com ajuda da mamãe
Mãe ajudando é amor ♥ 
E voltando a faculdade - trabalhos, pode ser que demore mais ainda pra conseguir concluir minha peças -mas nas férias sempre que posso -  pelo menos um pouquinho procuro costurar -pra não perder meu hábito.
queria ser melhor  mais rapida, mas isso requer treino -e treino, requer tempo.
 No momento está meio parado mas  com ajuda da minha eu estou fazendo uma camisa de gola esporte. o traçado, corte, e montagem do corpo eu fiz, minha mae  tem me ajudado no traçado da gola, na montagem da mangas/ gola. e sempre que ela ve que to errando algo avisa e para pra  consertar.E também Uma saia - e acessórios que pretendo presentear - to devendo já isso pra "pessoa"

Também estou traçando uma blusa estilo marinheiro, e  já tracei  saia loli A-line - baseada em um modelo da internet -  Um Tuto da Linda  Tai Fontana do Me likes Tea, e da Anna Hel - que  refez em fotos. que achei  maravilhosos e resolvi testar. ainda não cortei o tecido porque - baseada no proporção do vídeo  o molde  que fiz deu um pouco de diferença no comprimento e minha mãe disse que  quando eu for cortar  ela vai me auxiliar pra que  não corte  e deixe a saia com um lado mais curto e outro comprido. XD né ... Kelly sendo Newbie na area ... quero muito treinar e melhorar isso ♥
 Da peças feitas  por mim! algumas delas:



Isso é uma lapela para botina (ee a botina que irá usa-la) -
pra cosplay também - alguma ideia de quem seja?

Me orgulho em dizer que  cosplay da Kyoko - a Saia de pregas e o laço  eu mesmo fiz. A saia feita de acordo com o traçado ensinado pela Dona Neide. minha Mãe deu uma ajudinha com cós - que  me deu um pouco de trabalho - mas no geral - do traçado a montagem e acabamento eu fiz  e ficou boa *_*
 processo Laço.
 
Foto do laço na peruca té bem tremida =/ mas da pra ver né?

 processos saia
 
  
 A ultima foto - saia rosa e  Saia preta no mesmo modelo  que aprendi em  aula - tambem é pra cosplay *_*

 cosplay pronto e em uso - saia e laço

Orgulho de ter feito o Bow preto e Saia Rosa ♥ desse cosplay

E os proximos cosplays que tenho em processo -  também tem peças que eu to costurando.
Vou conseguindo aos poucos *_* ..as vezes estresso quando vejo que não tá funcionando mas to bem contente com que tenho feito =D


É isso! Proximos tópico da série "Bastidores" será PlanCosplay! porque acredito piamente qui necessário um plano

2 comentários:

  1. Demorei mas cheguei ^^.
    Postagem mais linda *__*. Puxa, pude somente agora perceber que você já tem muitos cosplays e muitos perfeitos, fico imaginando como serão os próximos nos quais vc esta trabalhando.
    Se não me engano o meu vestidinho de Enfermeira Joy e meu cosplay foram feito pela D.Alzira ^^.
    Sua evolução e desenvoltura com as costuras está fantástico, parabéns pelos resultados.
    Beijos o/ Será q vamos nos ver no CAF do próximo final de semana?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaww Ana poxa muito obrigada ♥ por visitar, e pelos elogios
      E Vamo no CAF sim!
      quero de verdade para com eventos grandes. talvez vou no ressaca mas a verdade que to de saco cheio do pouco caso que os eventos fazem do publico. e o tipo de publico que vem atraindo.... o s menores por enquanto não estão tão contaminados então - tem sido mais divertidos.
      Eu precisava fazer essa postagem *____* é uma forma de dizer muito obrigada pra todas elas - as costureiras que sempre me ajudaram ♥
      dona alzira é um amor! que mulher incrivel
      um dia quero ser tão top como ela!!
      também amo a zefinha - que minha principal costureira...elas merecem sim todo reconhecimento -se tenho feito trabalho bom com cosplay é porque elas estão comigo sabe =D
      costurar é algo que gosto e que tenho interesse em melhorar mas denota tempo - sempre tempo !! isso é algo muito escasso. mas não pode para né.
      meus projetos cosplay - apesar de ter muitos, estou optando por coisas simples, pra eventos daqui pra frente.. não chamando atenção demais como já fiz, porque, a area hoje tem gente tão boa que estaria entrando em uam fogo cruzado! já fui muito competitiva quando criança- mas agora quero sussego!.... claro que amo cosplay e faço porque homenageio o persoangem , o autor, e estar sempre superando minha própria expectativa é algo que gosto! pra mim o que me impulsiona é desafios então é quero cosplays trabalhosos também mas quero fotos pra eles,estes merecem e quero focar em ensaios quando começar os projetos grandes! o duro que não tenho como ir pra outras cidades pra agendar ensaios como o pessoal de araraquara/ São paulo/ etc... então os que faço - se faço é o Sam que fotografa *_* ele meu diretor tbem XD

      quero fotografa muito com voce! no CAF ♥

      bjo

      Excluir

Bem-vindo(a) a Este blog,
Pode deixar seu recadinho ;D
E volte sempre! ♥


Pedindo por gentileza:
Seja educado(a).
E propagandas, fica a critério da autora do blog a permissão da divulgação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...